12.03.2020

QUINHENTAS LÉGUAS DE PÚRPURA ATÉ O NORTE

 





Garcilaso de la Vega no seu livro Comentarios Reales menciona dois Caminhos Principais (Capac Ñan) que existiam ao longo do Tahuantinsuyo, de norte a sul, um através das planícies, ao longo da costa do mar e outro nas montanhas. Como ele mesmo diz, ele os pintou com palavras de outros historiadores e eu tento atualizar a história.
“... um passa pelas planícies, que é a costa do mar, e o outro pela serra, que é o interior, do qual os historiadores falam com grande valor, mas a obra foi tão grande isso ultrapassa qualquer pintura que possa ser feita dela; e porque não posso pintá-los tão bem como eles pintaram, direi o que cada um deles diz, ao pé da letra ”. (Garcilaso)

Quando Huayna Capac saiu da cidade de Cuzco com seu exército para conquistar a província de Quito, a cerca de quinhentas léguas de distância, teve grande dificuldade na passagem pela serra, por causa das estradas precárias e dos grandes barrancos e penhascos que existiam. Então pareceu apropriado construir uma nova estrada, pela qual ele pudesse retornar de sua conquista vitoriosa. Por ter dominado a província, ordenou uma estrada através de toda a Cordilheira dos Andes, muito larga e plana, quebrando e igualando as pedras quando necessário, igualando e levantando as ravinas de alvenaria. "... tanto que às vezes  subiam a obra de quinze a vinte estados de profundidade, e assim segue esse caminho pelo espaço de quinhentas léguas." (Agustín de Zárate, livro I, capítulo XIII)

Dizem que o caminho estava totalmente plano, quando acabou mas depois com as guerras e a invasão espanhola, em muitas partes, a alvenaria dessas passagens foi rompida, impedindo quem quisesse passar por elas, para que não pudessem passar e agora nos  surpreendemos com o que resta dessas estradas, mas você pode imaginar como eram maravilhosas há quinhentos anos.
Huayna Capac amou tanto a província de Quito, que havia conquistado, que mandara construir outra estrada até o norte, através das planícies, que se completava com outras estradas nelas. Aquela estrada era tão difícil quanto a das montanhas, pois passava por todos os vales onde se alcançava a brisa fresca dos rios e a sombra das árvores, ocupavam geralmente uma légua de comprimento; construíram uma estrada que tinha quase doze metros de largura, com muitas paredes grossas de uma extremidade e da outra e quatro ou cinco paredes acima. Ao sair do vale, a mesma estrada seguia pela areia, onde estava rebaixada, com paus e estacas por cordas, para que ninguém perdesse o seu rumo, nem entortasse os paus. Essa estrada tinha as mesmas quinhentas léguas que a outra. “... e embora as varas dos bancos de areia estejam quebradas em muitas partes, pois os espanhóis, em tempos de guerra e de paz, tenham feito fogo com elas, mas as paredes dos vales estão nos dias de hoje na maior parte inteiras, por onde a grandeza da construção pode ser julgada; " (Zárate)


Assim, de acordo com Zarate, Huayna Capac foi por uma estrada e voltou pela outra, e ao longo do caminho, por onde ele tinha que passar, a estrada sempre esteve coberta, espalhada com flores e ramalhetes de odor muito suave.

Pedro de Cieza de Leon, falando a mesma estrada que atravessa as montanhas, disse: “De Ipiales caminha-se até chegar a uma pequena província, que se chama Guaca, e antes de lá chegar avista-se o caminho dos Incas. ...... tanto pelos amplos alojamentos e armazéns que havia em todo ele, como também porque foi feito com grande dificuldade, devido às serras tão rústicas e acidentadas, que o torna admirável de ver. ”
“... darei a notícia do grande caminho que os Incas mandaram fazer por metade deles, o qual, embora em muitos lugares já esteja arruinado e desfeito, da mostras do quão grande foi e do poder daqueles que o mandaram fazer. Guainacapa e Topainga Yupangue, seu pai, foram, segundo dizem os índios, os que desceram por todo o litoral, visitando os vales e províncias dos Yungas, embora alguns deles também contassem que Inga Yupangue, avô de Guainacapa e pai de Topa Inca, foi o primeiro que avistou a costa e percorreu as planícies desta. ”(Cieza de Léon)


Assim, os chefes e líderes das províncias, por ordem do Inca, nesses vales e no litoral, fizeram um caminho de até quinze pés. De um lado e do outro da estrada, havia um muro muito grande com todo o espaço limpo e sob árvores, e dessas árvores, em muitos lugares, pendendo sobre o caminho, galhos cheios de frutos. Ao longo de todo o caminho, nos bosques, havia muitos tipos de pássaros, papagaios e outras aves.








“Ao longo deste caminho duraram os muros que iam de um lado ao outro dele, até que os índios, com a multidão de areia, não puderam erguer um alicerce. De onde, para que não errassem e se conhecesse a grandeza daquele que mandava, fincavam largas e compridas varas, como vigas, de trecho em trecho. E assim como se tomava o cuidado de limpar a estrada através dos vales e renovar as paredes se estivessem em ruínas e gastas, eles tinham que ver se algum forcado ou uma vara longa, dos que estavam nas áreas arenosas, caísse com o vento, para recolocá-lo. De maneira que essa estrada, é verdade, era coisa grande, embora não fosse tão trabalhoso como a da montanha. " (Cieza de Léon)

Algumas fortalezas e templos do Sol ficavam nestes vales ...

“Desta cidade de Cuzco saem dois caminhos ou estradas reais de duas mil milhas (3.200 quilômetros) de comprimento, uma das quais guiada pelas planícies e a outra pelos picos das montanhas, de modo que para torná-las como estão foi necessário elevar os vales, cortar as pedras e rochas vivas e humilhar a altura das montanhas. Elas tinham vinte e cinco pés de largura. " (Botero Benes)


Todas aquelas narrativas que os historiadores fizeram dessas estradas, não podem bastar para nos fazer imaginar a grandeza da obra, pois essas distâncias eram tão grandes e tinham inclinações de duas, três, quatro léguas e mais de subida. A estrada de montanha, como diz Garcilaso, “nos picos mais altos, de onde se descobriram mais terrenos, algumas praças altas, de um lado ou do outro da estrada, com os seus degraus de pedra para as subir até elas, onde quem carregava as liteiras pudessem descansar e o Inca se deleitasse de olhar por toda parte, por aquelas montanhas altas e baixas, cobertas de neve e por nevar, o que certamente é uma vista muito bonita, porque de algumas partes, dependendo da altura das montanhas, por onde a estrada vai, se descobrem cinquenta, sessenta, oitenta e cem léguas de terra, onde você pode ver cadeias de montanhas tão longas que parecem chegar ao céu, e, pelo contrário, vales e ravinas tão profundas que parecem terminar no centro da terra . "(Garcilaso)


Restava apenas o que o tempo, as guerras e a invasão espanhola não puderam consumir. Na época descrita por Garcilaso, não muito depois de os espanhóis terem feito sua ocupação dos Andes, já havia ocorrido significativas mudanças em toda essa grande obra.

“Só no caminho para a planície, nos desertos dos bancos de areia, que são muito extensos, onde também há morros altos e baixos de areia, existem altos madeiros fincados em alguns trechos, que de um pode-se ver o outro e sirvam de guia para que os caminhantes não se percam, porque o rasto da estrada se perde com o movimento que a areia faz com o vento, porque o cobre e o cega; e não é seguro guiar-se pelos morros de areia, porque também eles passam e deslocam-se de um lado para o outro, se o vento for forte; de ​​modo que as vigas fincadas ao longo da estrada são muito necessárias, para nortear os viajantes; e por isso se têm sustentado, porque não poderiam passar sem elas ”. (Garcilaso)

Ainda hoje, quase nada restou de todo esse esplêndido trabalho, para fazer a travessia, pelas encostas deslumbrantes, sob climas e ecossistemas tão variados como os altos Andes e as florestas enevoadas. Parte da Trilha Inca para Machu Picchu, que deve superar dois Passos em grande altitude, o mais alto deles, Huarmihuañusca, de quatro mil e duzentos metros, também conhecido como “Paso de la Mujer Muerta” (Passo da Mulher Morta), podemos sentir que somos levados ao passado, imaginando outra vida, de frente para o Inti Puncu ou "Portão do Sol" para entrar em Machu Picchu. Em todo o percurso nos surpreendemos com a flora e fauna, sonhando que nada tenha mudado quando, entre maio e outubro, quase sem chuva, o clima torna o caminho mais fácil.

Outro trecho muito bonito dessa estrada fica na região de Cajamarca. É um ramal bem preservado da antiga estrada, que ainda conserva parte do pavimento original construído pelos Incas. Apesar de estar a três mil metros, o clima é bom, a paisagem é dominada por tons de verde sucessivos proporcionados por arbustos e árvores, com terrenos cobertos por culturas de batata, trigo, cevada, por pastagens desbotando cor, e gansos. Com um ou outro fazendeiro preparando sua terra no estilo ancestral com uma junta de bois e um arado de madeira. Esse trecho leva, caminhando desde a vila de Combayo,  a uma grande praça com paredes de antigas construções da vila de Cajamarca, onde fica a Necrópole de Combayo - tumbas esculpidas na rocha vulcânica de um antigo centro religioso e cerimonial.


Descendo por entre eucaliptos e arbustos de diferentes tons de verdes quentes e frios, aves e pássaros, nativos, coloridos, alguns tordos, muitos pardais e beija-flores em busca de néctar...

Caminhando pela paisagem natural até o leito do Rio Grande, seguindo a região dos Três Tingos, união de três rios - Grande, Azufre e Paccha - que formam o grande rio Chonta, que desagua no belo vale de Cajamarca.
A última etapa da caminhada pela Trilha Inca na região de Cajamarca vai até o rio Chonta para um mergulho refrescante no rio, ao menos na imaginação. Poucos metros à frente, depois de cruzar o espetacular Cañón del Chicche, fascinante não só por suas formações rochosas, mas também pela rica flora e fauna nativas, onde você se sentirá assolado pelas variedades coloridas de orquídeas e flores de sinos.

O complexo arquitetônico Cumbemayo, localizado a dezessete quilômetros da cidade de Cajamarca, percorrendo rochas gigantescas esculpidas pelos ventos ao longo de milhões de anos, afetam a imaginação com suas formas particulares ... Cajamarca é famosa pela obra de engenharia hidráulica que seus antigos habitantes construíram: o Canal de Cumbemayo. Além disso, o santuário, localizado em uma forma caprichosa de rocha, onde antigos habitantes faziam as cerimônias e ritos religiosos. O ponto de partida do percurso pelo caminho ancestral, a Trilha Inca, que liga Cajamarca ao seu antigo Coyor, hoje San Nicolás, tem cerca de onze quilômetros e meio de estrada Cajamarca-San Marcos. Coyor foi o último bastião de resistência do povo Caxa, antes da invasão do Império Inca. O antigo caminho segue de San Nicolás à aldeia de Namora, com as suas casas de adobe e telhados de duas inclinações cobertos de telhas.
Hoje em dia, perto dali há uma famosa fazenda, lar de cavalos e vicunhas que pastam livremente pelos arredores. A variação da vegetação do lugar é atraente, com grandes queñuales (Polylepis) que parecem envolver as casas dispersas da população. Gradualmente, seguindo o percurso pelas tardes ensolaradas da região, seguindo as margens do rio Chonta até Llacanora, mais perto das cachoeiras deste distrito.

No passado, quando a primavera tecia seu tapete vermelho-vivo nas montanhas andinas, cobrindo as encostas com as árvores do Notro (embothrium coccineum), como chamas de fogo ao longo dos caminhos...

O Capac Nan, principal estrada para o norte, transformava a paisagem em uma cor repleta de nuanças de roxo e violeta, com as belas flores de Tibouchina laxa  espalhando-se pelas encostas da região de Cajamarca, cobrindo suas matas serranas... 

... e que insistem, que resistem e que persistem até agora, tentando nos fazer lembrar que, como seus caminhos, os Incas não estão extintos ...


                 Notro (embothrium coccineum) 





Bibliografia

1)Garcilaso de la Vega, Comentarios Reales.

2)Agustín de Zárate, Historia del descubrimiento y conquista del Perú.

3)Pedro Cieza de Léon, La Crónica del Peru.

4)Juan Botero Benes, Relaciones.