12.02.2020

OS FILHOS DO SOL NO TEMPLO DO SOL






Todas as quatro paredes do Templo do Sol, o Coricancha, foram cobertas de cima a baixo com placas e pranchas de ouro. Na parede oposta à entrada principal,  que chamamos altar-mor, colocaram a figura do Sol, feita de uma placa de ouro duas vezes mais espessa que as outras placas que cobriam as paredes. A figura foi feita com o seu rosto redondo e os seus raios e chamas de fogo numa só peça, nem mais nem menos do que os pintores a pintam. Era tão grande que ocupava toda a frente do templo, de parede a parede. Os Incas não tinham outros ídolos seus ou de outros com a imagem do Sol naquele templo ou em qualquer outro, pois não adoravam outros deuses senão o Sol, embora não falte quem diga o contrário.
De um lado e do outro da imagem do Sol estavam os corpos dos Reis mortos, colocados pela sua antiguidade, como filhos daquele Sol, embalsamados, que (não se sabe como) pareciam estar vivos. Eles estavam sentados em suas cadeiras de ouro, colocadas nas pranchas de ouro em que costumavam se sentar. Seus rostos estavam voltados para a cidade; Apenas Huayna Cápac estava à frente dos demais, posto diante da figura do Sol, voltando o rosto para ele, como o filho mais querido e amado, por ter superado os demais, já que mereceu ser adorado em vida como Deus pelas virtudes e ornamentos reais que mostrou desde muito jovem. Esses corpos esconderam os índios com o outro tesouro, que em sua maioria não apareceu até hoje. No ano de 1559, o Licenciado Polo descobriu cinco deles, três de Reis e dois de Rainhas.








 

VILCABAMBA LA VIEJA - RUÍNAS NO ESQUECIMENTO

 







                   “Mil Escaleras”, caminho Inca de acesso a Vilcabamba la Vieja




 "Para que os filhos dos Incas sejam retirados dos Reinos del Perú." (anotação no documento assinado em Cuzco a 4 de outubro de 1572 pelo secretário do vice-rei Francisco de Toledo, Álvaro Ruiz de Navamuel) (1)



Seguindo a rota deixada pelos incas, em direção à nascente do rio Vilcabamba, no desfiladeiro Qollpaqasa, a mais de quatro mil metros de altura, as sombras assolam a paisagem com seus verdes impressionantes, arrastando a vegetação pelas encostas até o fundo a seus pés. Acima, os picos nevados ultrapassam os seis mil metros.

Marcado por sons de animais e pássaros da selva, como o pássaro tunki, por exemplo, da família do "galinho das rochas" (2), o rio Consevidayoq lança suas águas abrindo caminho nas pedras, como há quinhentos anos. Ali  também se encontra a flor "Raymondi" que só pode ser vista neste local. Esta flor mede aproximadamente 3 metros e é a maior flor do mundo. Então, nos encontramos a 1420 metros acima do nível do mar.

O rio segue seu curso, surpreendido por todos esses ruídos que parecem despertar as vozes antigas. Somos nós que assustamos os fantasmas desse passado distante. Chegamos a Vilcabamba la Vieja, que os especialistas chamam de "o último bastião dos Incas".

“Outro dia de manhã, que era o dia do Senhor S. João Batista,  vinte e quatro de junho de mil e quinhentos e setenta e dois, o General Martín de Arbieto mandou colocar em ordem toda a gente do campo, por suas companhias, com seus capitães e índios amigos, o mesmo com seus generais Dom Francisco Chilche e Dom Francisco Cayantopa e os demais capitães com suas bandeiras e em ordenança marcharam  levando a artilharia, e caminhando entraram às dez do dia na cidade de Vilca Bamba, todos a pé, que é um terreno muito acidentado e difícil de caminhar e não para cavalos de forma alguma.”  (Murúa)

Como uma enorme tumba vazia que o tempo quis preservar dentro da escuridão da floresta úmida e solitária, Vilcabamba foi queimada e viu o último Inca do Tahuantinsuyo ser arrastado cativo direto para os braços da morte. Árvores gigantescas desenham sombras nas paredes do templo, tornando pedras escuras em abandono. Vilcabamba, a cidade que a selva tentou esconder, como uma criança inocente que alguém cobre com véus para preservar.

“A cidade inteira foi encontrada saqueada, de sorte que se  os espanhóis e os índios amigos o tivessem feito, não estaria pior, porque os índios e índias fugiram todos e foram para as montanhas levando tudo que podiam. O resto do milho e da comida que estava nas cabanas e nos armazéns, onde costumam guardá-las, queimaram e abrasaram, de maneira que estava, quando o acampamento chegou, fumegando, e a casa do Sol onde estava seu principal ídolo, queimada. Porque quando Gonzalo Pizarro e Villacastín entraram fizeram o mesmo, e a falta de mantimento os obrigou a dar meia volta e deixar a terra em sua posse, eles também entenderam que naquela hora os espanhóis, não encontrando comida ou com que se sustentar, voltariam a deixar a terra, e não ficariam nela ou iriam ocupá-la e, com esse intento, os índios fugiram, incendiando tudo o que não podiam carregar. " (Murúa)

“O acampamento descansou ali um dia, os soldados folgando naquela cidade de Vilcabamba. No outro dia, que foi o segundo da chegada, o general Arbieto mandou chamar Gabriel de Loarte e Pedro de Orúe, inca de Orúe, e o capitão Juan Balsa , tio dos Incas Tupa Amaro e Quispi Tito, e Pedro Bustinza, também seu tio, filhos das duas Coyas, Dona Juana Marca Chimpo e Dona Beatriz Quispi Quepi, filhas de Huaina Capac, e com eles outros amigos e companheiros que foram os mais destacados, e ordenou-lhes que saíssem pelo morro denominado Ututo, que é uma montanha brava, depois do Inca Quespi Tito, porque havia chegado notícia ao general que ele ia fugindo com algumas pessoas para os Pilcozones, que é uma província atrás os Andes, em direção ao rio Marañón. " (Murúa)

Da época da invasão espanhola até 1572, os remanescentes da civilização Inca habitaram na região de serra e selva entre os rios Urubamba e Apurímac. Em 1539, Vitcos, a primeira capital desta região, foi abandonada por Tito Cusi Yupanqui após a morte de seu pai Manco Inca. Adentrando cada vez mais na floresta com seu povo, mudou-se para a nova capital, conhecida como Vilcabamba la Vieja. Este último refúgio foi despovoado e abandonado quando foi capturado pelos espanhóis em 1572. Então o Inca era Tupac Amaru.

“Toda a gente entrou na cidade de Cuzco em ordem com os prisioneiros. O capitão Martín García de Loyola, que tinha aprisionado Tupa Amaro, conduzia-o-o com uma corrente de ouro no pescoço, e seu sobrinho Quispitito ia com outra de prata. Junto a ele foram passando todos os capitães e soldados, na ordem que o vice-rei ordenara, e com eles os prisioneiros de mais e menos qualidade, e os capitães e  principais orelhões. " (Murúa)

Como sempre, parece muito difícil determinar o lugar exato que tenha servido de cenário para os últimos Incas do Tahuantinsuyo. Este último refúgio foi capturado pelos espanhóis em 1572, quando foi despovoado e abandonado. No início do século 20, a localização original de Vilcabamba havia sido esquecida e sua existência erroneamente questionada.

Isso mesmo, no início do século XX, a localização original de Vilcabamba estava esquecida, sendo posta em dúvida sua existência. Hiram Bingham, o descobridor de Machu Picchu e Vitcos, fez uma breve visita ao  lugar em 1911 declarando que se tratava de um local de pouca importância, por acreditar que já havia descoberto o local de Vilcabamba Ia Vieja em Machu Picchu.

“Os ditos partiram com grande diligência atrás de Quespi e Tito Yupanqui e foram caminhando pelo dito morro, com incrível trabalho, sem água nem comida que pudessem encontrar, mais do que haviam tirado de Vilca Bamba, e depois de seis dias Capitão Joan Balsa, que estava na vanguarda (e Pedro de Orúe o segundo e Gabriel de Loarte a retaguarda), chegou onde estava Quespi Tito Yupanqui com sua esposa nos dias do parto, e com ele onze índios e índias que o serviam, que as outras pessoas se haviam espalhado. Tendo o pegado, eles viraram para Vilcabamba, e o que em seis dias eles haviam caminhado subindo, desceram novamente em dois. Eles encontraram naquela montanha muitas cascavéis, dizem eles, e agradeceram a Divina Majestade que ninguém correu perigo com elas, porque são extremamente perigosas. O cansaço e o trabalho que no caminho, com a necessidade, passaram, tornaram-se flores e alegria, através da boa presa que fizeram. ”(Murúa)

“Ele também caçou muitos outros índios inimigos, que estavam escondidos na montanha de Sapacatín, e voltou com os prisioneiros para Vilcabamba. No caminho, trazendo nas costas um filho pequeno de Tecuripaucar, uma víbora picou-o e o força do veneno foi tanta, que dentro de vinte e quatro horas morreu da picada. Assim chegaram a Vilcabamba, onde entregou os prisioneiros. " (Murúa)


“Assim vieram com ele para a cidade de Vilcabamba e o entregaram ao general na mesma casa do Inca. Lá eles os despojaram de todas as suas bagagens e roupas, de tal forma que na prisão não lhes deixaram roupas que pudessem trocar, nem a ele, nem à sua mulher, nem qualquer louça que tivessem, onde até passavam fome e frio, mesmo sendo terra quente. A terra é tão temperada que nas bordas das cabanas e na parte de trás as abelhas criam favos de mel  como os de Espanha, e o milho é colhido três vezes ao ano, ajudadas as semeaduras pela boa disposição da terra e pelas águas com as quais se rega em seu tempo. Dão-se pimentais em grande abundância, coca e cana-de-açúcar para fazer mel e açúcar e iúcas, batata-doce e algodão. " (Murúa)


Hiram BiHiram Bingham, ao descobrir Machu Picchu e Vitcos, em 1911, fez uma breve visita ao local, onde encontrou as ruínas entre a densa vegetação e declarou que o local era de pouca importância. Ele acreditava que já havia descoberto o lugar de Vilcabamba Ia Vieja em Machu Picchu.
Porém, em 1994, outro americano, Gene Savoy, refez o trajeto de Bingham até Espiritu Pampa. Após um estudo detalhado das crônicas espanholas, Savoy chegou à conclusão de que Machu Picchu não corresponde às descrições de Vilcabamba e que Espiritu Pampa se encaixa perfeitamente.

“O povoado tem, ou melhor dizendo tinha, uma área de meia légua de largura no traçado de Cuzco e um trecho muito longo de comprimento, e nele criavam-se papagaios, galinhas, patos, coelhos da terra, perus, faisões, grasnadeiras, pavõezinhos, araras e mil outras espécies de pássaros pintados de diversas cores, e muito bonitos de se ver, as casas e cabanas cobertas de palha boa. Há um grande número de goiabas, pacaes(3) , amendoins, lúcumos, mamões, abacaxís, paitas e outras diversas árvores frutíferas e silvestres. " (Murúa)


“O Inca tinha a casa com os seus altos e baixos revestidos de telhas e todo o palácio pintado com uma grande diferença de pinturas segundo o seu costume, o que era algo muito (bom) de se ver. Tinha uma praça com capacidade para um número de pessoas, onde se regozijavam, e até corriam cavalos. As portas da casa eram feitas de cedro muito perfumado, que, em suma, há naquela terra, e os desvãos do mesmo, de forma que aos Incas quase não sentiam falta de nada naquele terra isolada, ou melhor dizendo, desterrada, os presentes, grandiosidade e suntuosidade de Cuzco, porque lá tudo o que poderia haver de fora os índios traziam para suas alegrias e prazeres e eles estavam lá com prazer. ” (Murúa)


Vilcabamba ... perdida em uma inóspita região de montanhas e selva entre os rios Urubamba e Apurímac. Em 1539, Vitcos foi abandonada após a morte de Manco Inca que, antes de morrer, recomendou que seu povo se mudasse para Vilcabamba. Ele moveu seu povo ainda mais para a floresta ...

Mas, pensando nas dificuldades que os Incas estavam passando e no pouco tempo que Manco Inca teve para reunir seu povo em um lugar seguro, é de se imaginar que Vilcabamba já existisse, pelo menos em sua estrutura física, e não que fora "construída" por Manco, como muitos atribuem.




"No tempo em que esses distúrbios estavam acontecendo em Collao e Charca, vimos Manco Inca, como lhe davam algum descanso, estando os espanhóis ocupados com os de Collao, fundar a sede de
Vilcabamba, na província de Vitcos, e disse aos seus vassalos e aos capitães que estavam com ele:
Já me parece que será uma força morar aqui, porque os espanhóis conseguiram fazer mais do que nós e tiraram mais terras de nós e nos expulsaram delas e do que meus avós e antepassados possuíam e ganharam, vamos povoar aqui até que os tempos mudem.”  (Murúa)

“Assim, julgou mais adequado voltar a Vitcos, de onde havia saído, e comunicando isso aos seus,
assim o fez, e quando lá chegaram, disse-lhes que ficassem em Vilcabamba, pois já não podiam ir com segurança para outras partes, que tudo estava ocupado pelos espanhóis. "(Murúa)

A forma como Túpac Amaru foi capturado na selva será o assunto de outro artigo, discutido em profundidade. Por enquanto, tentei apenas relatar o que é mais relevante para Vilcabamba, o que aconteceu no lugar. A prisão do Inca de Vilcabamba precisa ser contada com mais tempo e cuidado.

“Na época em que o General Arbieto enviou aqueles que dissemos em busca do Inca Cusi Tito Yupanqui e o trouxeram, por outro lado despacharam o Capitão Martín de Meneses, para buscar com muito cuidado ao Inca Tupa Amaro.  Ele saiu, e chegaram ele e aqueles que estavam com ele,
seis léguas terra adentro, onde dizem Panque e Sapacati, e lá eles encontraram o ídolo do Sol, de ouro, e muita prata, ouro e pedras preciosas de esmeralda, muitas roupas antiga, tudo isso, de acordo com fama, seria avaliado em mais de um milhão, o qual tudo foi consumido entre espanhóis e índios
amigos, e até dois sacerdotes que estavam no acampamento desfrutaram de suas partes.” (Murúa)

“Embora houvesse opiniões de teólogos e doutos, de que semelhantes despojos eram injustos e não podia ser levado embora, pouco proveito teve isso, que a lei da ganância desenfreada prevaleceu sobre a lei natural e divina, e assim tomaram tudo, com muitos cântaros e vasos de prata e ouro com os quais os incas se serviam. Parte que havia escapado da fome dos espanhóis e dos Pizarros, em Cuzco, no princípio, e parte que haviam, então, trancado e depois retirado, e mesmo ali haviam esculpido peças à sua maneira, para restaurar as tantas que os espanhóis haviam perdido e lhes haviam tirado com desordem e pouco temor de Deus, como se os Incas e os índios não fossem senhores de fazendas, mas que tivessem perdido o domínio e se aplicasse a quem primeiro poderia tomá-lo à força, e assim obtiveram êxito todos aqueles que o fizeram, e se apoderaram daquilo como, na verdade, foi coisa mal feita. " (Murúa)


“O assustado Ispaca disse que havia cinco dias que partira daquele lugar, para entrar no mar em canoas, e ir para os Pilcosones, outra província terra adentro. Que a mulher de Topa Amaro estava temerosa e triste por estar em dias de parto, e que ele mesmo, como tanto a amava, a ajudava a carregar sua trouxa de roupas, e esperava por ela, caminhando pouco a  pouco. "(Murúa)


“Enquanto estava nisto chegou o capitão Martín García de Loyola, com Gabriel de Loarte e os soldados, e apreendeu o Ynga, e tendo estado naquela noite com grande recato e cuidado, pela manhã voltaram a Vilcabamba onde chegaram, sem que nada lhes acontecesse, a salvo.
Topa Amaro Ynga era muito afável, bem condicionado e discreto e com palavras muito boas e razões, sério e sincero, de que nada lhe foi dado, nem mostrou estima ou dar importância a tudo que ele lá havia perdido e tirado Loyola e os outros soldados que tinham ido com ele, mais uma pena matizada com ouro jogado, cauda de arara. Para um manta vermelha que parecia cetim fino de Granada, lhe pesava dá-la ao chefe Ande em sua pessoa, com uma camiseta de veludo preto, e por isso ele tornou-se ríspido e desgostoso de Martín García de Loyola, porque ele o empurrou, rogando por mais de um milhão e meio ao que é comumente dito em ouro, prata, roupas castelhanas, sedas e muitas barras de prata, fontes e jarros e outras pedras preciosas, jóias e vestidos. Este Topa Amaro e sua esposa deram o capitão Loyola ao general Martín Hurtado de Arbieto, ao qual, sabendo disso, o vice-rei Dom Francisco de Toledo concedeu a governadoria de Vilcabamba, que mais tarde passou a ser seu senhorio. ”(Murúa)


"... cidade de San Francisco de la Victoria, que assim já se chamava a Vilcabamba."


“Como na hora em que emparelhavam com a janela onde estava o vice-rei, e o capitão Loyola mandava que os índios retirassem seus llautos, e Topa Amaro a borla que usava como insígnia real, mas eles não queriam, apenas tocavam os llautos com as mãos, inclinando a cabeça na direção de onde estava o vice-rei. Alguns dizem que quando o capitão Loyola lhe disse para tirar a borla que o vice-rei estava ali, Tupa Amaro respondeu que não queria, porque quem era o vice-rei senão um yanacona do Rei, que quer dizer servo do Rei, e que o Capitão Loyola ficou indignado com isso, deixou a corrente de ouro que carregava na mão com a qual Topa Amaro ia preso, e deu-lhe dois pescoções, parecendo-lhe que estava a serviço de Sua Majestade e agradava ao vice-rei, que por todos os presentes foi julgado indigno de um nobre cavaleiro, fosse o que fosse. Topa Amaro e seu sobrinho Quispitito Yupanqui foram presos na casa de Dom Carlos Inca, filho de Paulo Topa, a qual o Vice-rei fizera uma fortaleza. " (Murúa)


                                                                    
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(1) Esse documento fornece testemunhos fundamentais, como nomes e idades das mulheres e filhos dos Incas capturados em Vilcabamba. Topa Amaro tinha apenas um filho, Don Martín, do qual não se disse a idade, e uma filha de três anos chamada Isabel; felizmente, sabe-se que o menino era recém-nascido, pois o cronista Frei Martín de Murúa menciona que, no momento da prisão do Inca, sua esposa “estava temerosa e triste por estar em dias de parto e que ele mesmo, como a amava tanto, a ajudava a carregar sua trouxa e esperava por ela, caminhando pouco a pouco. "
Bernabé Cobo euivocou-se ao presumir que Dona Juana Pilco-Huaco e Dona Magdalena fossem suas filhas.

(2) Ave pernalta com cerca de 25 cm de comprimento, com plumagem preta na parte inferior do corpo e castanha na parte superior; vive perto de águas estagnadas, na América Central e do Sul.
“Durante o desfile nupcial, o galinho abre as asas para mostrar as manchas formadas por brilhantes penas de cor amarela.”

(3) Inga brachyptera
Inga brachyptera ou pacae é uma árvore frondosa da família das mimosoideae. Esta é uma árvore na zona andina cujo fruto é goiaba ou goiaba que é comestível e doce.




FONTES: 

Documento firmado en Cuzco el 4 de octubre de 1572 por el secretario del virrey don Francisco de Toledo, Álvaro Ruiz de Navamuel – el cual lleva la anotación: "Para que se saquen de los Reynos del Piru alos hijos de los Yngas".

Fray Martin de Murúa, Historia General del Peru.


                    





      

11.26.2020

PINTANDO AS FLORES DO TAHUANTINSUYO









Sob a supervisão dos generais do Império, o príncipe Atahualpa recebeu a mais estrita e rigorosa educação para a guerra: ele foi treinado, desde a mais tenra infância, como um simples soldado, prestou serviço militar como qualquer jovem. Foi adestrado no manejo das armas: era perito no arremesso da funda, em atirar flechas, no uso da lança e machado de sílex, precisava ganhar força e precisão para o disparo da zarabatana. Sem contar as armas pesadas...  Nas longas marchas pelas estradas e montanhas do Tahuantinsuyu, fizeram-no andar a pé, como eram educados todos os oficiais e o próprio Inca na adolescência. Ele teve que viajar por todos os lugares e estudar a terra e os seus elementos, pelas escarpas das montanhas e pelos areais ou mangues, pelos gêiseres e planícies. Adquiriu agilidade, força e resistência e, ao mesmo tempo, amor e respeito pelos soldados e líderes, mas também o amor pela terra, pelas montanhas, animais e plantas do Tawantinsuyu. Além disso, quantas vezes não terá feito longas e solitárias caminhadas pelos Andes, talvez para tomar decisões...



Para o jovem príncipe Atahualpa
Dedico este jardim, de todas as cores, tentando pintar, outra vez
as flores do Tahuantisuyo...












11.19.2020

VIAGEM NO TEMPO AOS APOSENTOS DO INCA

 


       Fiz essa foto de como teria sido o bairro das Cantutas no antigo Cuzco.


¨Não tiveram os Incas outros ídolos, nem seus nem de outras pessoas, com a imagem do Sol, nem naquele tempo nem em qualquer outro, porque não adoravam outros, apenas ao Sol, embora não falte quem diga o contrário.¨ Garcilaso de la Vega, Comentários Reales.

Imagine uma viagem no tempo até a antiga Cuzco dos tempos de paz e tranquilidade, e que, voltando uns quinhentos anos, chegássemos ao bairro de Las Cantutas, tão bem descrito por Garcilaso de la Vega, em seus "Comentarios Reales"...

"... Outro bairro chamado Cantutpata, que significa andenes (plataforma) de cravíneas. Chamam Cantut a algumas flores muito bonitas que se assemelham às cravíneas da Espanha... ...são plantas muito grandes, e porque naquele bairro havia umas enormes (que eu mesmo cheguei a ver), foi chamado assim. " (1)
Voltando pelo caminho de flores, subindo até a rua que divide a cidade em duas, Hanan e Hurin Cuzco (Alta e Baixa Cuzco), e que conduz ao norte, ao misterioso Antisyuo (Amazônia) e sua floresta sombria, tomamos a direção oposta, no rumo da cidade...
Eu posso imaginar a sensação maravilhosa que se experimentava, ao entrar nesse bairro, no momento exato em que o olhar se enchia de cor ao encarar as calçadas com seus arbustos perenes, que subiam mais de três metros, ramificados e vistosos, e desciam, carregados de flores, pendendo em cachos terminais, com suas coroas tubulares, de cálices curtos, explodindo em cor - cantutas roxas, de cor rosa, algumas amarelas, outras de cor branca - tantas, a ponto de dar nome ao bairro -- a cantuta era a flor sagrada dos Incas, dedicada ao Sol, por isso, plantada em toda parte. O fato de haver um bairro nobre com esse nome, cheio de palácios e de flores, reitera isso, e nos faz pensar na grandeza de andar por aquelas ruas de pedra, sempre tão limpas e conservadas, ouvindo a profusão de pássaros cantando nas árvores, deleitando-nos com a invasão de beija-flores no espaço dos jardins repletos de cantutas floridas. Nossa imaginação nos obriga a tocar em suas pequenas folhas ásperas e alternadas, elíptico-lanceoladas, de um suave verde acinzentado.

Poderíamos entrar em uma de suas casas palacianas, a fim de espiar um pouquinho...
Não, melhor ainda, vamos ao palácio do Inca...

A temperatura da rua é um pouco mais fria do que o interior dos palácios, mas não a ponto de precisarmos nos aquecer, de alguma forma. E basta entrar em um aposento qualquer, onde não haja nenhuma corrente de ar, para deixar de ter a sensação de frio que trazemos da rua.
No Tahuantinsuyo (nome dado ao Império), durante o ano todo, não há diferença de inverno e verão, ou seja, as regiões frias se mantém sempre frias, o mesmo acontece com as regiões de clima ameno e com as quentes, sempre da mesma maneira.

Como a temperatura é mais fria e seca do que de calor e umidade, não existem moscas, apenas algumas, ao sol, pois, nos aposentos, não entra nenhuma; nem mosquitos que picam... A cidade se encontra limpa de tudo isso.

No palácio, como em todas as casas reais, há jardins e pomares nos quais o Inca e seus familiares encontram uma forma de recreação. Neles, existem frondosas árvores, plantas e flores perfumadas e muito bonitas, de todas as que se costuma encontrar pelos domínios do Inca, por todo o Tahuantinsuyo. 
No entanto, no palácio do Inca, além do jardim normal, existe um outro, todo em ouro e prata, imitando, em tamanho natural, muitas árvores e outras plantas menores, com suas folhas, flores e frutos; umas que começam a brotar, outras em crescimento, algumas em seu tamanho adulto.

Pés de milho com folhas, raízes, espigas e flor: os cabelos de ouro e todo o resto de prata. Do mesmo modo, em muitas outras plantas, as flores são de ouro e o resto de prata.
O jardim está cheio de animais e insetos, grandes e pequenos,  imitando os verdadeiros, de ouro vazado e prata: coelhos, ratos, lagartos, cobras, borboletas, raposas, gatos selvagens, pois não há gatos domésticos em todo o Império (2). Aves e pássaros, de todo tipo, alguns postos nas árvores, como se cantassem, outros como se voassem e sugando o mel das flores.
Montes de achas de lenha, feitos em tamanho natural, de ouro e prata, como  depositadas para o uso no serviço da casa.


Como outros palácios e templos, este é todo revestido com placas de ouro e os apartamentos reais, tanto aqui, como em qualquer lugar nas províncias, estão cheios de figuras humanas, pássaros, animais selvagens como ursos, pumas, raposas, gatos selvagens, veados, vicunhas, todos em ouro vazado e prata, em forma e tamanho natural, colocados nas paredes, nos vãos e nichos.


"Imitavam ervas e plantas das que nascem pelos muros e as colocavam nas paredes de modo a parecer que ali haviam nascido. Espalhavam, pelas paredes, lagartixas e borboletas, ratos e cobras grandes e pequenas, que pareciam ir para cima e para baixo nelas. "

De repente, assola-nos a maravilhosa visão do assento de ouro maciço, que chamam tiana, no qual senta-se o Inca, em todo o seu esplendor. Agora vazia, podemos observar que a tiana tem um terço de altura, sem braços nem espaldar, um pouco côncava no assento, posta sobre um grande tablado quadrado de ouro...

Em todo o trabalho doméstico, tanto no serviço de mesa quanto no de adega e culinária, as vasilhas, pequenas e grandes, são todas de ouro e prata, e assim é em cada pousada, ou tambo, para serem usadas no momento em que o Inca chegue, sem que seja necessário levá-las de um local para outro. Cada casa do Inca, tanto as que existem nas Estradas Reais, como as das províncias, todas tem o que é preciso para recebê-lo quando ele chega, quer seja com seu exército ou para visitar seus domínios. Nessas casas reais há muitos celeiros, feitos de ouro e prata, não para colocar grãos, mas para a grandeza e majestade da casa e de seu senhor.

Tanto no palácio, quanto nas casas, há banheiros com grandes bacias de ouro e prata, nas quais lavam-se os incas, e canos de prata e ouro, pelos quais chega a água até as bacias. Também em lugares de fontes termais naturais, existem banheiros feitos de forma majestosa e rica.
Ao entrar nos aposentos reais, o quarto está vazio, completamente exposto pelas enormes portas que se abrem para os jardins, apenas tocadas pelas mãos do vento que agita os finíssimos tecidos de Cumbi que recobrem os vãos (3). A luz do sol faz a manhã nascer no aposento, incidindo brilhos no ouro e na prata como estrelas.
Não há tapeçaria nas paredes, porque, como sabemos, estão cobertas com ouro e prata.
Muita roupa de cama e de vestir. A roupa de cama é toda de cobertores e mantas de lã de vicunha, tão delicados e bem feitos, colocados por baixo e por cima - sem colchões.
"Este citado Inca (4) tinha sua celada uma chuco [capacete], anas pacra, masca paycha [borla real] e seu chanbi [clava] e uallcanca [escudo]. Tinha sua manta  azul clara e sua camiseta levava azul entre três tocapus [tecido feito à mão texturizado] e a parte de baixo verde e quatro atadeiros nos pés. "(Guaman Poma)
A roupa de vestir, sempre nova, porque o Inca não coloca uma roupa duas vezes, dando-a, em seguida, a seus parentes.


Nos aposentos de Huascar e Chuqui Huipa (Chuqui Llanto), os últimos Inca e Coya do Tahuantinsuyo, também havia as roupas da rainha, com suas cores e desenhos (tocapu), em tons de verde e azul semelhantes às do seu amor, irmão e marido. "E tinha sua lliclla [manta] azul claro e o do meio verde escuro e seu acxo [saia] verde e o de baixo de tocapu [tecido feito à mão texturizado]. Puramente boa e alegre contentava a seu marido,..."(5)

Mas onde está o Inca, afinal? Porque só encontramos aposentos vazios neste palácio?
É a hora da refeição principal em todo o Tahuantinsuyo. No palácio, a comida é sempre abundante, pois é preparada para todos os parentes que queiram vir para cear com o Inca, e também para os servos da casa real, que são muitos. A hora da principal refeição, pela manhã, é entre oito e nove horas e há uma outra, antes do anoitecer, com os últimos raios do sol.
No Tahuantinsuyo dorme-se cedo e desperta-se mais cedo ainda, pois tudo deve ser 
feito sob a luz do Sol.




                                                                  
   
                                                                 ##########



(1) Cantuta/ Kantuta/ qantuta (Cantua buxifolia) - É a flor nacional do Peru, também chamada 'Flor Sagrada dos Incas'. Nativa do Peru, Bolívia e norte do Chile, cresce a uma altura de cerca de 3 metros, com pequenas folhas verde-cinzentas e flores de cor roxa, rosa, branca, amarela e listrada em graciosos ramos arqueados. Existe uma lenda, provavelmente oriunda dos povos que serviam aos Incas e não propriamente uma lenda Inca, que conta de dois reis, Illimani e Illampu, que haviam ferido um ao outro, mortalmente, em uma batalha e, no leito de morte, clamaram por vingança através de seus filhos. A história se repetiu quando os dois filhos morreram em batalha. No entanto, Pachamama, deusa da terra, ordenou um castigo aos dois reis que haviam causado tal tragédia: suas estrelas deveriam cair à terra e tornar-se picos cobertos de neve que teriam seus nomes. As pétalas vermelhas e amarelas da Cantuta simbolizam as cores dos dois reis mais jovens, e o verde representa a esperança.




                                                               

                                                            (Flor de Cantuta)

Segundo Garcilaso de la Vega:  "En aquel andén fundó el Inca Manco Cápac su casa real, que después fue de Paullu, hijo de Huayna Cápac. Yo alcancé della un galpón muy grande y espacioso, que servía de plaza en días lluviosos, para solemnizar en él sus fiestas principales. Sólo aquel galpón quedaba en pie cuando salí del Cozco; que otros semejantes, de que diremos, los dejé todos caídos. Luego se sigue, yendo en cerco hacia el Oriente, otro barrio llamado Cantutpata, quiere decir andén de clavellinas. Llaman Cantut a unas flores muy lindas, que asemejan en parte a las clavellinas de España. Antes de los españoles no había clavellinas en aquella tierra. Seméjase el Cantut, en rama y hoja y espinas, a las cambroneras de la Andalucía; son matas muy grandes, y porque en aquel barrio las había grandísimas (que aun yo las alcancé), le llamaron así." 

(2) Os felinos eram domesticados para viverem nos palácios.
(3) Não havia o costume de usar cortinas.
(4) Inti Cusi Hualpa Huáscar Inca.
(5) Tentei descrever os aposentos de Huáscar e Chuqui Huipa (Chuqui Llanto), os últimos Inca e Coya do Tahuantinsuyo, (décimo segundo Inca e décima segunda Coya), de acordo com o que os cronistas disseram: [reina], Chuqui Llanto, Coya : dizem que era belíssima e branquinha, que não tinha nenhuma mancha no corpo. E no semblante e muito alegre e cantora, amiga de criar passarinhos. (Guaman Poma)



BIBLIOGRAFIA
Garcilaso de la Vega, Comentarios Reales. ( em especial o Cap. XX)
Guaman Poma, Nueva Corónica y Buen Gobierno (1615)






                                                                            

4.17.2019

CAMINHO PARA CAJAMARCA - UMA VIAGEM NO TEMPO








Assim que deixamos a planície, entramos em um vale estreito, praticamente não cultivado, densamente coberto de algarrobos, huarangos de espinhos longos e outros arbustos. 
Atravessando um vale cheio de sombras e muito agradável, passando por entre moitas de salgueiro, juncos e trepadeiras, e algum incomodo por causa dos espinhos afiados das árvores de huarango.
O pôr do sol há de flechar um raio vermelho no junco do telhado da cabana, desenhada na parede da montanha, acima do chão do vale, mas o amanhecer ainda inunda as massas de rocha, desenrolando luz através das gargantas íngremes nas bordas.
A vegetação, esparsa nas partes mais baixas do vale, com seus traços bem definidos de cactos solitários e arbustos de mimosas, torna-se cada vez mais densa e diversificada, e a chuva que caíra, abundantemente, não só derrubara encostas como recriara esteiras de grama exuberante e áreas de flores coloridas e perfumadas, alternando arbustos de verdes contrastantes.
 Mais acima, nas paredes da montanha, as primeiras árvores pati (1),  
tão comuns no interior do vale, com seus caules curtos e grossos, a casca branco-acinzentada de ramos volumosos,  extremidades revestidas de aglomerados de grandes folhas lobadas em forma de estrela. À sombra da montanha, dispersos e desprotegidos, numerosos rebanhos de pacos pastam; um grande número de animais jovens e saudáveis. No topo, nós descansamos um pouco, na grama, debaixo de uma árvore poderosa, apreciando a belíssima paisagem desenhar-se diante de nossos olhos.

Atrás de nós, as montanhas rochosas que, do vale, pareciam tão altas e que, agora, vemos tão de perto, tendo, diante de nós, a Cordilheira de Cajamarca, toda vestida, em suas alturas até o cume, de verdes escuros e perfumados.

A descida é mais longa e árdua do que a subida, porque o caminho serpenteia por horas, subindo e descendo ao redor da parede da montanha. Em uma ravina, uma manada de guanacos que, assustados com nossa presença, fogem ao nos aproximarmos. Ao meio-dia o caminho, finalmente, desce, outra vez, para o vale. Cruzamos o rio em uma ponte mais ou menos preservada e voltamos para a outra margem. O caminho continua no vale e segue a estrada através de moitas de junco e encostas cobertas de flores; aglomerados de arbustos na vegetação rasteira. Continuamos, à esquerda, onde o caminho nos leva a uma outra colina. Lá em baixo, os telhados de palha das cabanas de uma aldeia singela, paredes caiadas de branco em meio a campos, jardins e mais campos de verde frescor. Ainda teremos de percorrer trinta quilômetros até Cajamarca. O pasto gramado que se deixa cortar, aqui e ali, por densos arbustos, onde as sebes se  redesenham cobertas de flores magníficas, nos situa a quase dois mil e trezentos metros de altura. O caminho sobre o desfiladeiro, íngreme em alguns poucos lugares, chão de barro vermelho ainda um pouco escorregadio por causa da recente estação das chuvas. Aproximando-nos do desfiladeiro, as encostas cobertas de grama se elevam suavemente e, ao chegarmos perto da passagem, as pedras verticais se desalinham estranhamente em formas distintas, uma forma maciça à esquerda, todas elas de tufo vulcânico quebrando as montanhas de ardósia. A pouca distância, em ambos os lados, depósitos de calcário, erigidos verticalmente, formam as paredes do vale que escalamos. Atravessamos o desfiladeiro Paso de la Cumbre  e nossos olhos são assolados pela visão de um amplo vale de lagoas e as casas de Cajamarca logo abaixo de nós.
A visão da planície e a fileira ascendente de elevações atrás dela é de surpreendente beleza. Essas montanhas sobrenaturais, que separam o vale de Cajamarca do Marañon, parecem ser mais altas que a cadeia costeira na qual ela se encontra, mas sobem muito gradualmente, permeadas por uma série de vales graciosos. A estação das chuvas foi embora, depois de tornar tudo em verdejante aquarela; a passagem, as encostas que se seguem a ela.  A descida do desfiladeiro não é íngreme, mas acidentada, cercada por muitos pedaços de tufos.
Imediatamente ao pé de uma colina, encostada na vertente oriental da Cordilheira dos Andes, à beira de uma planície de frente para o norte, situa-se Cajamarca.

Os Andes em Cajamarca estendem uma ramificação de morros muito altos na direção do Maranón, correndo paralela ao rio Cajamarca, que se une ao Huamachuco, para formar o Crisnejas, grande afluente do mesmo Marañon. Uma outra ramificação se estende dos Andes de Cajamarca em direção à Costa, dividindo as águas dos rios Jequetepeque e Chicama. Além disso, uma série de correntes de água que, influenciadas pela gravidade, movem-se no declive do terreno, colina abaixo, variantes em volume, gradiente de fluxo, e geometria dos canais; todas pertencentes aos afluentes de todos esses rios.

Chegamos no início da tarde.

Caminhamos pela cidade e as ruas estão, como em todas as cidades coloniais espanholas, regularmente dispostas, exatamente como foram projetadas, cruzando-se em ângulos retos, nove correndo paralelas entre si, horizontalmente, na direção do vale, do noroeste ao sudeste, dezesseis cruzando-as na direção da colina e, portanto, subindo. Quase no meio da cidade há um grande espaço quadrangular, maior que o da Praça principal em Lima, a quase três mil metros acima do nível do mar. A partir da praça, a rua principal corre para oeste, a Calle del Comercio (2), chamada rua do comércio porque a maioria das lojas e bares estão, aí, localizadas. Das melhores casas, algumas são espaçosas e construídas em estilo clássico espanhol, com quintal e varandas, a maioria é pequena e tem apenas um andar térreo. Todos os telhados são cobertos com telhas grandes e espessas que se projetam para muito além das paredes, apenas para protegê-las da chuva e do sol.

A cidade tem muitas igrejas, todas construídas em rocha sólida e, algumas, ricamente decoradas com esculturas. De acordo com o testemunho dos antigos cronistas, os espanhóis encontraram em Cajamarca consideráveis ​​edifícios reais, dos quais não resta mais nada, sendo que as pedras foram usadas mais tarde para construir essas mesmas igrejas. As casas particulares são quase todas feitas do pior adobe, construídas com muita pedra de argila impura, embora no tufo vulcânico um bloco de construção muito útil estivesse à mão.
Entre as igrejas, três são decoradas com fachadas ornamentadas: Santa Catalina, São Francisco e Belém, mas todas as três estão inacabadas. De fato, de todas as igrejas da cidade, nenhuma foi desenvolvida em suas partes superiores, talvez pelo fato de que a grandeza de seus sonhos fosse demasiada para os meios financeiros dos habitantes, talvez porque o grande zelo religioso do início tenha arrefecido mais tarde.

Santa Catalina, a catedral, ergue-se no lado oeste da praça principal, a Praça das Armas onde, há quinhentos anos, Atahualpa foi executado. A partir da praça, três grandes portais, correspondentes às três naves, conduzem ao interior da paróquia.

Os arcos, decorados com rosetas, os pilares entre eles carregando capitéis coríntios e os eixos  entrelaçados com guirlandas de folhas de videira.
Os três andares, nos quais a fachada deveria ser dividida, foram levados até uma certa altura, concluídos apenas nas peças do meio. De ambos os lados as torres se erguem, mas tudo foi interrompido antes que o segundo andar fosse terminado, e não há sinos pendurados nos arcos que deveriam ser janelas. As naves do interior são arqueadas e executadas em belas proporções, mas a decoração dos altares e do coro é discreta e insípida.

No lado leste da praça, larga e sem pavimento, no meio da qual se ergue uma fonte singela, está o mosteiro franciscano. A entrada para a igreja do mesmo não abre imediatamente após o local, mas em um pequeno jardim, cercado por um muro dando para a rua. O jardim é plantado com roseiras sombreadas por altos salgueiros.
Três pequenas aleias levam aos portais, de modo que as formas delicadas dos mesmos estão parcialmente cobertas pela folhagem, o que aumenta a impressão agradável do todo. A fachada da igreja é semelhante à de Santa Catalina em suas construções e, como esta, é completada apenas em sua peça central, mas o interior da igreja está inteiramente ocupado.
A abóbada é mais alta, os corredores mais espaçosos, uma cúpula nobre se eleva acima da cruz e cúpulas menores sobre os cinco arcos através dos quais os corredores se conectam com a nave central. Os adornos do interior estão de acordo com as belas condições do edifício. O altar principal, assim como os de ambos os lados do transepto  (3) são novos, enquanto os mais antigos têm colunas retorcidas e adornos peculiares do século anterior.
No entanto, todos eles têm um trabalho melhor do que a igreja paroquial e, em todos os aspectos, São Francisco é a mais bela da cidade.

Os cômodos internos do mosteiro são muito mais simples do que se espera dos móveis da igreja, e estão de acordo com as estritas regras dos monges que os habitam. 
Nem mesmo a quadra principal é cercada por claustros abobadados, mas por um telhado de proteção, apoiado em troncos ásperos, sob o qual as entradas para as células estão localizadas.
Além de dois pátios, o retiro encerra um jardim com eucaliptos, no qual estão as ruínas de uma igreja, inspirada nos novos edifícios; acredita-se ser esta capela a mais antiga de Cajamarca.

A melhor vista da cidade é a da colina chamada Santa Apolônia, que se eleva oitenta metros acima da praça principal. Consiste em um núcleo de tufo vulcânico esbranquiçado, coberto de terra, pedregulho e grama curta, sebes de agaves e moitas de grandes cactos espinhosos (4). A parte da frente do cume, que se inclina para trás contra a parede da montanha da Cordilheira, é de sessenta passos de comprimento, e metade da largura, de um pasto coberto de grama, onde as ruínas de uma capela podem ser observadas; paredes de grandes adobes meio desmoronadas. Restos de edifícios antigos já não podem ser encontrados, embora antigamente tivesse existido no morro uma fortaleza. De costas para o vale, a poucos metros abaixo do cume, na borda leste do morro, um assento meio redondo, o chamado assento real, la silla del Inca, rumi tiana, esculpido nas rochas de tufo. A duas jardas de distância, na superfície superior da mesma rocha, vê-se a borda de um segundo quadrado de pedra, igualmente semicircular, um pouco menor que o primeiro. Esta borda é quebrada por um barranco, que tem duas pequenas cavidades, que se comunicam, na superfície da pedra. 
Ambos os assentos semicirculares podem ser encontrados em um pedaço de rocha de três lados, na borda do qual degraus foram esculpidos, cujos restos ainda são claramente reconhecíveis. A visão predominante, em Cajamarca, que descreve a sede descrita acima como a cadeira do rei, a cadeira do trono, que o Inca costumava tomar em ocasiões solenes, parece basear-se em uma lenda.

Descemos para a cidade e seguimos pela rua que leva da praça para o lado do mosteiro de São Francisco. Entramos por  uma porta antiga e frágil para um pequeno pátio de aparência desolada, cercado de muros de barro meio desmoronados, e nos deparamos com a estrutura digna do que restou da glória do passado Inca em Cajamarca. O único vestígio de construção Inca na cidade, edificado em pedra, as paredes ligeiramente inclinadas para dar a forma trapezoidal característica dessa arquitetura. Para onde terá ido o ouro que teria enchido a casa uma vez, há quinhentos anos atrás, em troca da liberdade de seu senhor; onde foi parar a prata que teria enchido a casa duas vezes, para o cumprimento do mesmo acordo? Onde teria ido parar os sons das palavras de Atahualpa, pronunciadas contra o vento gelado que soprava dos Andes, resvalando nas paredes nuas, antes de morrer em sua garganta, e que ainda tentam nos manter como testemunhas dentro das antigas promessas?
Observamos melhor a casa a partir de um jardim adjacente a ela. 
A aprazível morada de Atahualpa está reduzida a um retângulo, cujo lado mais comprido tem dezessete passos voltados para o pátio, enquanto o mais curto mede apenas treze. O resto há de ter sido transformado em igrejas e em tumbas dentro delas.
As paredes do que restou da residência  do Inca, que na época ostentava a liberdade com suas janelas e portas sempre abertas, devassadas pelo Sol, agora repousam sobre o solo rochoso de tufo vulcânico e consistem, em sua parte inferior, de silhares (5) do mesmo material, exatamente de acordo com os apartamentos reais em Huánuco, e outros lugares, cujas ruínas ainda persistem, montadas com precisão e sem argamassa visível. As pedras são quadrangulares, tão altas quanto largas, mas nem todas completamente perpendiculares e nem mesmo colocadas em fileiras bem retas. Na parede da frente foi acrescentada uma margem, a doze pés de altura, seguida mais acima por uma sequência de adobe e uma cobertura simples de telhas antigas.
Devido à condição friável do tufo, a junção não é tão estreita e linear como em Huánuco ou as encontradas nos edifícios em Cusco. 
Diante da casa, quatro colunas de madeira mantém um curto telhado de proteção, sob o qual a entrada está localizada. Embora a porta seja nova, a entrada tem estado lá desde os tempos antigos, três degraus esculpidos na rocha levam à plataforma baixa que se estende sob esse abrigo na frente da casa.
A lua ensaia um brilho acima da árvore do jardim tentando imprimir luz às sombras que definem a nossa volta como um desenho de linhas grafitadas. Um voo de morcegos nos alcança perto da porta e o susto  se prolonga quando ela se abre e somos atropelados por um bando de porquinhos-da-índia em fuga. A mulher que nos recebe deve ter uns oitenta anos e aqui estamos nós, irreconhecíveis e não reconhecendo-a, estrangeiros e estranhos. Só o que notamos é a pobreza opressiva da velha senhora, a decadência do lar degradando-se na solidão que precede a morte, o cheiro desagradável deixado pelos bichos na sala vazia e escura.

No abandono da casa vazia de mobília, a sombra na parede poderia ser apenas uma projeção a mais na escuridão do aposento mas, pareceu-me ver o vulto de Atahualpa esticando o braço até muito alto na parede à frente, a mão se estendendo até onde sua altura podia alcançar.

A tradição chama esta casa de o quarto do resgate, que servira ao Inca Atahualpa, após sua captura, como moradia, e onde ele ofereceu a Pizarro a oferta para resgatar sua liberdade, enchendo-a com objetos de ouro, prata e joias, tão alto quanto ele pudesse alcançar com a mão. Certamente a casa era muito maior mas o quarto foi preservado como um marco, pois em nenhuma outra cidade no Peru os edifícios antigos, dos quais os cronistas deixaram descrições detalhadas, foram tão completamente extintos como em Cajamarca.  

De repente, damos um salto no tempo e o passado torna-se presente na sala escura. 

                                                            ************


Atahualpa esticou o braço, o mais alto que pôde, acima da cabeça, a mão alcançando muito além da sua altura. As palavras repercutiram nas paredes da sala vazia com algum eco. Tomaram tão grande promessa por loucura, pois parecia impossível de ser cumprida; mas, ele ratificava isso afirmando que, se mantivesse sua posição, cumpriria a promessa sem cautela ou fraude. Falava-se tanto de Cuzco e Pachacamac, deQuito, de Bilcas e outros lugares onde havia Templos do Sol que, por outro lado, parecia, para alguns dos cristãos, que Atahualpa poderia, de fato, dar o prometido e muito mais. Pizarro contou-lhe sobre isso, sobre a dúvida deles, mas Atahualpa esta convicto, seguro de sua promessa, com esperança de libertar-se.

Satisfeito com essa demonstração de confiança e esse acordo, Atahualpa despachou a todos os seus generais, às capitais das províncias e à cidade de Cuzco, comunicando o pacto que fizera por sua liberdade: um cômodo cheio de ouro e de prata, e que se recolhesse o que fosse necessário para cumprir suas ordens, trazendo tudo a Cajamarca, o mais rápido possível. Ordenando mais, que não fizessem guerra, nem causassem qualquer transtorno a eles, mas que os servissem e obedecessem como à sua própria pessoa, fornecendo-lhes comida e tudo o que eles pedissem e necessitassem.

Atahualpa estava sob pressão. A História e os historiadores são brandos ao descrever essa extorsão. 
E para que isso fosse realizado o mais rápido possível, pois tratava-se de grande quantidade, Atahualpa falou com Pizarro para que enviasse ao Cuzco dois ou três cristãos, no intuito de trazer o tesouro do Coricancha (6), os quais seriam levados em liteiras sobre ombros de homens, que os protegeriam e os trariam de volta sem qualquer transtorno ou ferimento. Desse modo, foram enviados três cristãos, Pedro de Moguer, Zárate e Martín Bueno, para irem, com gente de Atahualpa, ao Cuzco, a fim de recolher o tesouro do templo.

 
Na verdade. Atahualpa não sabia lidar com aquela situação porque, no Tahuantinsuyo (7), ninguém estava acostumado com a mentira, não havia mentira naquelas terras; pensou que a palavra daqueles homens estrangeiros valesse tanto quanto a sua ou a de qualquer outro homem simples do império. Desejava a liberdade e o que prometia, cumpriria. Pizarro, com a lábia espanhola, continuava a prometer, dando-lhe sua palavra, com a firmeza pedida por Atahualpa, de deixá-lo livre, como o era ao ser preso, se tanto ouro e prata, como prometido, fosse entregue por seu resgate.

Atahualpa recebera a notícia de que seu irmão fora preso com um sorriso triste. Riu de como o mundo não fazia sentido, pois em um mesmo dia encontrava-se vencedor e vencido. 
Quando Francisco Pizarro entrou na sala, Atahualpa o encarou com um resto desse sorriso triste estampado na face serena. Pizarro lhe disse palavras de consolo, que não tivesse pena, nem deixasse de comer; que tivesse o ânimo compatível com o grande senhor que era, pois o haveria de tratar como tal. Prometeu-lhe uma porção de coisas, segundo sua lábia espanhola. Atahualpa respirou, tranquilizando-se com as palavras de Pizarro, esforçando-se para entender a real intenção dos espanhóis. Encarou Pizarro, outra vez, ao pedir-lhe, olhando-o nos olhos, que gostaria que lhe dissesse quem eram eles, de que terra eles tinham vindo, se tinham Deus e rei.
Pizarro respondeu que eram cristãos, naturais da Espanha, um grande país, e que acreditavam e adoravam a Deus, onipotente em Cristo, criador do céu, do mar e da terra, com tudo o que há nela, e que se ele se tornasse cristão, recebendo a água do batismo, iria desfrutar do céu e da presença de Deus, caso contrário seria condenado como todos aqueles que morriam sem a luz da fé; disse-lhe, ainda, que eram vassalos do rei Carlos V, grandíssimo senhor.

Quando os espanhóis chegaram à cidade, Atahualpa havia deixado seus aposentos reais da casa de Cajamarca para ficar em Pultumarca, nas termas, onde havia outra casa real, perto de onde seu exército estava acampado.

Ao entrarem no vale, Pizarro e os seus haviam olhado, surpresos e atônitos, o acampamento do exército de Atahualpa: um mar de tendas que mais parecia uma cidade. Apesar de um  exército tão grande estar acampado em Cajamarca, era fantástico olhar para seus belos campos, encostas e vales bem plantados e lavrados; porque entre eles havia grande observância das leis de seus anciãos, que mandavam que comessem do que estava nos depósitos, sem destruir os campos. As aldeias eram muito bem organizadas;  roupas preciosas e outras riquezas, muitos rebanhos de ovelhas andinas. Os apartamentos reais eram cercados por uma muralha e havia, em um triângulo, uma grande praça. Não encontraram ninguém de importância; tão somente algumas mulheres, a maioria, mulheres idosas. Hospedaram-se de forma a estarem juntos, como era ordenado. Os habitantes pareciam estar contentes em tê-los por perto.
Entrementes, vinham trazendo o Inca Huascar como prisioneiro e, este, aproximando-se de Cajamarca, sabendo que Atahualpa estava em poder dos espanhóis e que, para que o libertassem, havia prometido encher um quarto de ouro e prata, fez grandes exclamações, pediu justiça a Deus, grande e poderoso, contra o traidor seu irmão, pois tanto dano e agravo havia feito a ele, dizendo mais, que se Atahualpa havia prometido um cômodo inteiro de ouro, ele daria dois aos cristãos, pessoas enviadas pela mão de Deus, pois haviam tido poder para, sendo tão poucos, prender a um tirano tão grande como era seu inimigo, o qual não poderia dar o que prometera, senão tirando dele, que era o senhor de tudo. 
Os incumbidos dele acordaram em ser leais a Atahualpa, traindo-o; não ficaram surpresos com um fato tão estranho; antes, decidiram enviar-lhe mensageiros, para que soubesse quão perto eles estavam e o que ele ordenava que fizessem, pois Huascar mostrava um extremo grau de desejo de ver-se em poder dos cristãos, seus inimigos.

Este mensageiro, ao chegar, conversou longamente com Atahualpa sobre essas coisas que, tão prudente e astuto como era, pareceu-lhe que não lhe convinha que seu irmão chegasse ou aparecesse diante dos cristãos, porque eles o considerariam, mais do que a ele, como senhor natural; mas não se atrevia a mandá-lo matar por medo de Pizarro, que muitas vezes lhe perguntara sobre ele; e para saber se sua morte lhe seria um peso ou se o constrangeria mandá-lo trazer vivo, fingiu estar com muito sentimento e dor, tanto que Pizarro quando soube veio consolá-lo, perguntando-lhe por que ele estava tão angustiado
Atahualpa, explicou-lhe que na época em que chegara a Cajamarca, com os cristãos, travava-se uma guerra entre os irmãos Huascar e ele, e que, depois de muitas batalhas entre eles,  estando em Cajamarca, seus capitães continuaram a guerrear e haviam capturado Huascar, a quem traziam até  onde ele estava sem tocar em sua pessoa, e que, vindo com ele, o haviam morto no caminho, segundo ficara sabendo, por isso estava tão zangado. Pizarro, acreditando que estaria falando a verdade, consolou-o, dizendo que não deveria receber punição, porque a guerra trazia consigo tais reveses; e, pela força, alguns deles deveriam ser mortos na guerra, outros presos e derrotados.

Atahualpa não quis ouvir mais do que ouvira, porque se Pizarro dissesse: "trága-me Huascar vivo sem lhe causar mal algum, porque suas notícias são mentiras", o teria mandado trazer a Cajamarca. Mas, como disse apenas o que ele queria ouvir, enviou o mesmo mensageiro de volta, a toda pressa, para dizer-lhes que o matassem logo e sumissem com o corpo.

Os homens do exército de Atahualpa vinham, já, mais aquém de Guamachuco, no que chamam de Andamarca, quando os que voltavam logo gritaram como Huáscar deveria morrer e ele ouviu, com grande temor e espanto; procurou, com palavras quase desesperadas que não o fizessem, fazendo grandes promessas, mas não bastou; porque Deus permitiu isso, só Ele sabe. Reclamava de seu irmão e sua crueldade, já que, sendo o soberano e verdadeiro Inca, Atahualpa o havia levado a tal estado; dizia que Deus, e os cristãos, haveriam de vingá-lo. Afogaram-no no próprio rio de Andamarca e o jogaram abaixo, sem dar-lhe sepultura, coisa lamentável para os incas, que acreditavam que os afogados e os queimados estão condenados e cada Inca deveria ter o corpo mumificado para continuar existindo no meio dos seus. Alguns dos que pertenciam à família de Huáscar cometeram suicídio para lhe fazer companhia.

¨Contam os índios, que ainda hoje estão vivos, de grandes coisas de sua bondade, como ele era clemente, dadivoso, não dado a tiranias ou roubos, mas em tudo amigo da verdade e justiça , tomando todas as coisas para o bem e não para o mal; e ainda assim ele morreu desastrosamente, como foi dito; e aquele que o mandou matar viveu pouco, como diremos, usando os cristãos com ele da mesma crueldade que ele usara com Huáscar, que foi o último rei dos Incas, e eles foram onze. E os índios dizem que reinaram quatrocentos e cinquenta anos no Peru.¨





(1) bombax discolor  

(2) Rua do Comércio

(3) parte transversal de uma igreja que se estende para fora da nave central, formando com esta uma cruz . 

(4) opuntia.  

(5) silhar: pedra lavrada que serve para revestimento de paredes . 

(6) Templo do Sol.  

 (7) Império Inca .