“Mil Escaleras”, caminho Inca de acesso a Vilcabamba la Vieja
"Para que os filhos dos Incas sejam retirados dos Reinos del Perú." (anotação no documento assinado em Cuzco a 4 de outubro de 1572 pelo secretário do vice-rei Francisco de Toledo, Álvaro Ruiz de Navamuel) (1)
Seguindo a rota deixada pelos incas, em direção à nascente do rio Vilcabamba, no desfiladeiro Qollpaqasa, a mais de quatro mil metros de altura, as sombras assolam a paisagem com seus verdes impressionantes, arrastando a vegetação pelas encostas até o fundo a seus pés. Acima, os picos nevados ultrapassam os seis mil metros.
Marcado por sons de animais e pássaros da selva, como o pássaro tunki, por exemplo, da família do "galinho das rochas" (2), o rio Consevidayoq lança suas águas abrindo caminho nas pedras, como há quinhentos anos. Ali também se encontra a flor "Raymondi" que só pode ser vista neste local. Esta flor mede aproximadamente 3 metros e é a maior flor do mundo. Então, nos encontramos a 1420 metros acima do nível do mar.
O rio segue seu curso, surpreendido por todos esses ruídos que parecem despertar as vozes antigas. Somos nós que assustamos os fantasmas desse passado distante. Chegamos a Vilcabamba la Vieja, que os especialistas chamam de "o último bastião dos Incas".
“Outro dia de manhã, que era o dia do Senhor S. João Batista, vinte e quatro de junho de mil e quinhentos e setenta e dois, o General Martín de Arbieto mandou colocar em ordem toda a gente do campo, por suas companhias, com seus capitães e índios amigos, o mesmo com seus generais Dom Francisco Chilche e Dom Francisco Cayantopa e os demais capitães com suas bandeiras e em ordenança marcharam levando a artilharia, e caminhando entraram às dez do dia na cidade de Vilca Bamba, todos a pé, que é um terreno muito acidentado e difícil de caminhar e não para cavalos de forma alguma.” (Murúa)
Como uma enorme tumba vazia que o tempo quis preservar dentro da escuridão da floresta úmida e solitária, Vilcabamba foi queimada e viu o último Inca do Tahuantinsuyo ser arrastado cativo direto para os braços da morte. Árvores gigantescas desenham sombras nas paredes do templo, tornando pedras escuras em abandono. Vilcabamba, a cidade que a selva tentou esconder, como uma criança inocente que alguém cobre com véus para preservar.
“A cidade inteira foi encontrada saqueada, de sorte que se os espanhóis e os índios amigos o tivessem feito, não estaria pior, porque os índios e índias fugiram todos e foram para as montanhas levando tudo que podiam. O resto do milho e da comida que estava nas cabanas e nos armazéns, onde costumam guardá-las, queimaram e abrasaram, de maneira que estava, quando o acampamento chegou, fumegando, e a casa do Sol onde estava seu principal ídolo, queimada. Porque quando Gonzalo Pizarro e Villacastín entraram fizeram o mesmo, e a falta de mantimento os obrigou a dar meia volta e deixar a terra em sua posse, eles também entenderam que naquela hora os espanhóis, não encontrando comida ou com que se sustentar, voltariam a deixar a terra, e não ficariam nela ou iriam ocupá-la e, com esse intento, os índios fugiram, incendiando tudo o que não podiam carregar. " (Murúa)
“O acampamento descansou ali um dia, os soldados folgando naquela cidade de Vilcabamba. No outro dia, que foi o segundo da chegada, o general Arbieto mandou chamar Gabriel de Loarte e Pedro de Orúe, inca de Orúe, e o capitão Juan Balsa , tio dos Incas Tupa Amaro e Quispi Tito, e Pedro Bustinza, também seu tio, filhos das duas Coyas, Dona Juana Marca Chimpo e Dona Beatriz Quispi Quepi, filhas de Huaina Capac, e com eles outros amigos e companheiros que foram os mais destacados, e ordenou-lhes que saíssem pelo morro denominado Ututo, que é uma montanha brava, depois do Inca Quespi Tito, porque havia chegado notícia ao general que ele ia fugindo com algumas pessoas para os Pilcozones, que é uma província atrás os Andes, em direção ao rio Marañón. " (Murúa)
Da época da invasão espanhola até 1572, os remanescentes da civilização Inca habitaram na região de serra e selva entre os rios Urubamba e Apurímac. Em 1539, Vitcos, a primeira capital desta região, foi abandonada por Tito Cusi Yupanqui após a morte de seu pai Manco Inca. Adentrando cada vez mais na floresta com seu povo, mudou-se para a nova capital, conhecida como Vilcabamba la Vieja. Este último refúgio foi despovoado e abandonado quando foi capturado pelos espanhóis em 1572. Então o Inca era Tupac Amaru.
“Toda a gente entrou na cidade de Cuzco em ordem com os prisioneiros. O capitão Martín García de Loyola, que tinha aprisionado Tupa Amaro, conduzia-o-o com uma corrente de ouro no pescoço, e seu sobrinho Quispitito ia com outra de prata. Junto a ele foram passando todos os capitães e soldados, na ordem que o vice-rei ordenara, e com eles os prisioneiros de mais e menos qualidade, e os capitães e principais orelhões. " (Murúa)
Como sempre, parece muito difícil determinar o lugar exato que tenha servido de cenário para os últimos Incas do Tahuantinsuyo. Este último refúgio foi capturado pelos espanhóis em 1572, quando foi despovoado e abandonado. No início do século 20, a localização original de Vilcabamba havia sido esquecida e sua existência erroneamente questionada.
Isso mesmo, no início do século XX, a localização original de Vilcabamba estava esquecida, sendo posta em dúvida sua existência. Hiram Bingham, o descobridor de Machu Picchu e Vitcos, fez uma breve visita ao lugar em 1911 declarando que se tratava de um local de pouca importância, por acreditar que já havia descoberto o local de Vilcabamba Ia Vieja em Machu Picchu.
“Os ditos partiram com grande diligência atrás de Quespi e Tito Yupanqui e foram caminhando pelo dito morro, com incrível trabalho, sem água nem comida que pudessem encontrar, mais do que haviam tirado de Vilca Bamba, e depois de seis dias Capitão Joan Balsa, que estava na vanguarda (e Pedro de Orúe o segundo e Gabriel de Loarte a retaguarda), chegou onde estava Quespi Tito Yupanqui com sua esposa nos dias do parto, e com ele onze índios e índias que o serviam, que as outras pessoas se haviam espalhado. Tendo o pegado, eles viraram para Vilcabamba, e o que em seis dias eles haviam caminhado subindo, desceram novamente em dois. Eles encontraram naquela montanha muitas cascavéis, dizem eles, e agradeceram a Divina Majestade que ninguém correu perigo com elas, porque são extremamente perigosas. O cansaço e o trabalho que no caminho, com a necessidade, passaram, tornaram-se flores e alegria, através da boa presa que fizeram. ”(Murúa)
“Ele também caçou muitos outros índios inimigos, que estavam escondidos na montanha de Sapacatín, e voltou com os prisioneiros para Vilcabamba. No caminho, trazendo nas costas um filho pequeno de Tecuripaucar, uma víbora picou-o e o força do veneno foi tanta, que dentro de vinte e quatro horas morreu da picada. Assim chegaram a Vilcabamba, onde entregou os prisioneiros. " (Murúa)
“Assim vieram com ele para a cidade de Vilcabamba e o entregaram ao general na mesma casa do Inca. Lá eles os despojaram de todas as suas bagagens e roupas, de tal forma que na prisão não lhes deixaram roupas que pudessem trocar, nem a ele, nem à sua mulher, nem qualquer louça que tivessem, onde até passavam fome e frio, mesmo sendo terra quente. A terra é tão temperada que nas bordas das cabanas e na parte de trás as abelhas criam favos de mel como os de Espanha, e o milho é colhido três vezes ao ano, ajudadas as semeaduras pela boa disposição da terra e pelas águas com as quais se rega em seu tempo. Dão-se pimentais em grande abundância, coca e cana-de-açúcar para fazer mel e açúcar e iúcas, batata-doce e algodão. " (Murúa)
Hiram BiHiram Bingham, ao descobrir Machu Picchu e Vitcos, em 1911, fez uma breve visita ao local, onde encontrou as ruínas entre a densa vegetação e declarou que o local era de pouca importância. Ele acreditava que já havia descoberto o lugar de Vilcabamba Ia Vieja em Machu Picchu.
Porém, em 1994, outro americano, Gene Savoy, refez o trajeto de Bingham até Espiritu Pampa. Após um estudo detalhado das crônicas espanholas, Savoy chegou à conclusão de que Machu Picchu não corresponde às descrições de Vilcabamba e que Espiritu Pampa se encaixa perfeitamente.
“O povoado tem, ou melhor dizendo tinha, uma área de meia légua de largura no traçado de Cuzco e um trecho muito longo de comprimento, e nele criavam-se papagaios, galinhas, patos, coelhos da terra, perus, faisões, grasnadeiras, pavõezinhos, araras e mil outras espécies de pássaros pintados de diversas cores, e muito bonitos de se ver, as casas e cabanas cobertas de palha boa. Há um grande número de goiabas, pacaes(3) , amendoins, lúcumos, mamões, abacaxís, paitas e outras diversas árvores frutíferas e silvestres. " (Murúa)
“O Inca tinha a casa com os seus altos e baixos revestidos de telhas e todo o palácio pintado com uma grande diferença de pinturas segundo o seu costume, o que era algo muito (bom) de se ver. Tinha uma praça com capacidade para um número de pessoas, onde se regozijavam, e até corriam cavalos. As portas da casa eram feitas de cedro muito perfumado, que, em suma, há naquela terra, e os desvãos do mesmo, de forma que aos Incas quase não sentiam falta de nada naquele terra isolada, ou melhor dizendo, desterrada, os presentes, grandiosidade e suntuosidade de Cuzco, porque lá tudo o que poderia haver de fora os índios traziam para suas alegrias e prazeres e eles estavam lá com prazer. ” (Murúa)
Vilcabamba ... perdida em uma inóspita região de montanhas e selva entre os rios Urubamba e Apurímac. Em 1539, Vitcos foi abandonada após a morte de Manco Inca que, antes de morrer, recomendou que seu povo se mudasse para Vilcabamba. Ele moveu seu povo ainda mais para a floresta ...
Mas, pensando nas dificuldades que os Incas estavam passando e no pouco tempo que Manco Inca teve para reunir seu povo em um lugar seguro, é de se imaginar que Vilcabamba já existisse, pelo menos em sua estrutura física, e não que fora "construída" por Manco, como muitos atribuem.
"No tempo em que esses distúrbios estavam acontecendo em Collao e Charca, vimos Manco Inca, como lhe davam algum descanso, estando os espanhóis ocupados com os de Collao, fundar a sede de
Vilcabamba, na província de Vitcos, e disse aos seus vassalos e aos capitães que estavam com ele:
Já me parece que será uma força morar aqui, porque os espanhóis conseguiram fazer mais do que nós e tiraram mais terras de nós e nos expulsaram delas e do que meus avós e antepassados possuíam e ganharam, vamos povoar aqui até que os tempos mudem.” (Murúa)
“Assim, julgou mais adequado voltar a Vitcos, de onde havia saído, e comunicando isso aos seus,
assim o fez, e quando lá chegaram, disse-lhes que ficassem em Vilcabamba, pois já não podiam ir com segurança para outras partes, que tudo estava ocupado pelos espanhóis. "(Murúa)
A forma como Túpac Amaru foi capturado na selva será o assunto de outro artigo, discutido em profundidade. Por enquanto, tentei apenas relatar o que é mais relevante para Vilcabamba, o que aconteceu no lugar. A prisão do Inca de Vilcabamba precisa ser contada com mais tempo e cuidado.
“Na época em que o General Arbieto enviou aqueles que dissemos em busca do Inca Cusi Tito Yupanqui e o trouxeram, por outro lado despacharam o Capitão Martín de Meneses, para buscar com muito cuidado ao Inca Tupa Amaro. Ele saiu, e chegaram ele e aqueles que estavam com ele,
seis léguas terra adentro, onde dizem Panque e Sapacati, e lá eles encontraram o ídolo do Sol, de ouro, e muita prata, ouro e pedras preciosas de esmeralda, muitas roupas antiga, tudo isso, de acordo com fama, seria avaliado em mais de um milhão, o qual tudo foi consumido entre espanhóis e índios
amigos, e até dois sacerdotes que estavam no acampamento desfrutaram de suas partes.” (Murúa)
“Embora houvesse opiniões de teólogos e doutos, de que semelhantes despojos eram injustos e não podia ser levado embora, pouco proveito teve isso, que a lei da ganância desenfreada prevaleceu sobre a lei natural e divina, e assim tomaram tudo, com muitos cântaros e vasos de prata e ouro com os quais os incas se serviam. Parte que havia escapado da fome dos espanhóis e dos Pizarros, em Cuzco, no princípio, e parte que haviam, então, trancado e depois retirado, e mesmo ali haviam esculpido peças à sua maneira, para restaurar as tantas que os espanhóis haviam perdido e lhes haviam tirado com desordem e pouco temor de Deus, como se os Incas e os índios não fossem senhores de fazendas, mas que tivessem perdido o domínio e se aplicasse a quem primeiro poderia tomá-lo à força, e assim obtiveram êxito todos aqueles que o fizeram, e se apoderaram daquilo como, na verdade, foi coisa mal feita. " (Murúa)
“O assustado Ispaca disse que havia cinco dias que partira daquele lugar, para entrar no mar em canoas, e ir para os Pilcosones, outra província terra adentro. Que a mulher de Topa Amaro estava temerosa e triste por estar em dias de parto, e que ele mesmo, como tanto a amava, a ajudava a carregar sua trouxa de roupas, e esperava por ela, caminhando pouco a pouco. "(Murúa)
“Enquanto estava nisto chegou o capitão Martín García de Loyola, com Gabriel de Loarte e os soldados, e apreendeu o Ynga, e tendo estado naquela noite com grande recato e cuidado, pela manhã voltaram a Vilcabamba onde chegaram, sem que nada lhes acontecesse, a salvo.
Topa Amaro Ynga era muito afável, bem condicionado e discreto e com palavras muito boas e razões, sério e sincero, de que nada lhe foi dado, nem mostrou estima ou dar importância a tudo que ele lá havia perdido e tirado Loyola e os outros soldados que tinham ido com ele, mais uma pena matizada com ouro jogado, cauda de arara. Para um manta vermelha que parecia cetim fino de Granada, lhe pesava dá-la ao chefe Ande em sua pessoa, com uma camiseta de veludo preto, e por isso ele tornou-se ríspido e desgostoso de Martín García de Loyola, porque ele o empurrou, rogando por mais de um milhão e meio ao que é comumente dito em ouro, prata, roupas castelhanas, sedas e muitas barras de prata, fontes e jarros e outras pedras preciosas, jóias e vestidos. Este Topa Amaro e sua esposa deram o capitão Loyola ao general Martín Hurtado de Arbieto, ao qual, sabendo disso, o vice-rei Dom Francisco de Toledo concedeu a governadoria de Vilcabamba, que mais tarde passou a ser seu senhorio. ”(Murúa)
"... cidade de San Francisco de la Victoria, que assim já se chamava a Vilcabamba."
“Como na hora em que emparelhavam com a janela onde estava o vice-rei, e o capitão Loyola mandava que os índios retirassem seus llautos, e Topa Amaro a borla que usava como insígnia real, mas eles não queriam, apenas tocavam os llautos com as mãos, inclinando a cabeça na direção de onde estava o vice-rei. Alguns dizem que quando o capitão Loyola lhe disse para tirar a borla que o vice-rei estava ali, Tupa Amaro respondeu que não queria, porque quem era o vice-rei senão um yanacona do Rei, que quer dizer servo do Rei, e que o Capitão Loyola ficou indignado com isso, deixou a corrente de ouro que carregava na mão com a qual Topa Amaro ia preso, e deu-lhe dois pescoções, parecendo-lhe que estava a serviço de Sua Majestade e agradava ao vice-rei, que por todos os presentes foi julgado indigno de um nobre cavaleiro, fosse o que fosse. Topa Amaro e seu sobrinho Quispitito Yupanqui foram presos na casa de Dom Carlos Inca, filho de Paulo Topa, a qual o Vice-rei fizera uma fortaleza. " (Murúa)
************
(1) Esse documento fornece testemunhos fundamentais, como nomes e idades das mulheres e filhos dos Incas capturados em Vilcabamba. Topa Amaro tinha apenas um filho, Don Martín, do qual não se disse a idade, e uma filha de três anos chamada Isabel; felizmente, sabe-se que o menino era recém-nascido, pois o cronista Frei Martín de Murúa menciona que, no momento da prisão do Inca, sua esposa “estava temerosa e triste por estar em dias de parto e que ele mesmo, como a amava tanto, a ajudava a carregar sua trouxa e esperava por ela, caminhando pouco a pouco. "
Bernabé Cobo euivocou-se ao presumir que Dona Juana Pilco-Huaco e Dona Magdalena fossem suas filhas.
(2) Ave pernalta com cerca de 25 cm de comprimento, com plumagem preta na parte inferior do corpo e castanha na parte superior; vive perto de águas estagnadas, na América Central e do Sul.
“Durante o desfile nupcial, o galinho abre as asas para mostrar as manchas formadas por brilhantes penas de cor amarela.”
(3) Inga brachyptera
Inga brachyptera ou pacae é uma árvore frondosa da família das mimosoideae. Esta é uma árvore na zona andina cujo fruto é goiaba ou goiaba que é comestível e doce.
FONTES:
Documento firmado en Cuzco el 4 de octubre de 1572 por el secretario del virrey don Francisco de Toledo, Álvaro Ruiz de Navamuel – el cual lleva la anotación: "Para que se saquen de los Reynos del Piru alos hijos de los Yngas".
Fray Martin de Murúa, Historia General del Peru.